Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional
Para atender às suas finalidades o CPAI está estruturado em um modelo organizacional matricial. O ponto de contato entre as diferentes estruturas operacionais será a pesquisa de natureza epistemológica.

A divisão em núcleos pretende tão somente direcionar esforços para áreas bem definidas.  A estrutura matricial assegura o inter-relacionamento entre as áreas e o compartilhamento de competências do CPAI.

Essa estrutura é representada a seguir:

Núcleos:

Núcleo de Gestão (NG):

Nele estão alocados os meios e os responsáveis pelas atividades de gestão interna e dos projetos executados pelo CPAI.

O NG é o elemento responsável pelo planejamento e coordenação de todas as atividades realizadas pelo CPAI: projetos; gestão orçamentária; recursos humanos; levantamento e avaliação de indicadores; elaboração de relatórios de governança, entre outras.

Núcleo de Desenvolvimento de Aplicações (NDA)

Nele são desenvolvidos os projetos para os parceiros e os contratados pela sociedade e as atividades de formação e treinamento em tecnologias relacionadas à Arquitetura da Informação.

Este núcleo tem um caráter extensivo para funcionar como veículo de interação entre a Academia e a sociedade.

Núcleo de Pesquisa de Arquitetura da Informação (NPAI)

O NPAI é a unidade responsável pela coordenação dos projetos de pesquisa cuja temática seja de natureza científica e relacionada aos fundamentos da Arquitetura da Informação ou de áreas de interesse desta. Este núcleo manterá um programa educacional de caráter formativo com programas de graduação e pós-graduação em Arquitetura da Informação.

Núcleo de Inovação e Otimização (NIO)

O NIO é uma unidade de fomento e incubação de produtos com foco em atividades relacionadas à Arquitetura da Informação. O principal objetivo deste núcleo é produzir produtos econômicos e sociais derivados das pesquisas em AI.

Núcleo de Parcerias

O NP é responsável por garantir o estabelecimento e o desenvolvimento de parcerias estratégicas para o desenvolvimento dos diferentes projetos no CPAI. Suas atividades incluem: a captação de recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação; a prospecção de oportunidades de parcerias com outros centros de pesquisa, inclusive no exterior; a contratação de fornecedores e parceiros; e o estabelecimento de contratos que visem à criação e difusão do conhecimento relacionado à Arquitetura da Informação.

Publicado em Notícias

Deixe uma resposta