O Projeto da Escola Virtual para o Programa Espacial Brasileiro

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Artigo: O Projeto da Escola Virtual para o Programa Espacial Brasileiro(The Virtual School Project for the Brazilian Space Program)

Autores: Romualdo Alves Pereira Jr., Eduardo Nascimento, Luís Gabriel Fernandes e Mamede Lima-Marques

Evento: EDULEARN11 – 3rd International Conference on Education and New Learning Technologies

Data da publicação: Entre os dias 4 e 6 de julho de 2011

Local: Barcelona – Espanha

RESUMO: Acreditamos que uma contínua formação e capacitação virtual de vários professores com relação ao Programa Espacial Brasileiro é a melhor forma de introduzir, tanto no nível fundamental quanto no ensino médio, conteúdos efetivos relacionados à área espacial, tais como: satélites e plataformas espaciais, veículos espaciais, astronomia, sensoriamento remoto, meteorologia e ciências ambientais. Sendo assim, o foco deste projeto é utilizar tecnologias e-Learning produzidas no país com responsabilidade social pela inclusão digital de professores, especialmente aqueles que residem no interior do Brasil e não têm condições de frequentar aulas presenciais, as quais costumam ser ministradas nas grandes metrópoles. Nossa intenção é criar um novo paradigma para o uso de mídias eletrônicas, propondo não apenas cópias dos módulos utilizados em cursos presenciais, mas utilizando o melhor das ferramentas e da força da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC). No intuito de ajudar e oferecer suporte aos professores para que elaborem metodologias que incluam tópicos relacionados à área espacial em suas aulas, estamos desenvolvendo uma plataforma integrada de e-Learning utilizando Rich Internet Applications – RIA, com vários recursos virtuais, tais como aulas interativas, servidores de streaming de vídeo, vídeo mail, instant messenger corporativo, whiteboard, chatprivado e público, partilhamento de tela e de arquivos, apresentações multimídia, filmes etc. Além disso, o sistema também terá versões para tablet (Apple iPad2, Motorola Xoom, Samsung Galaxy Tab e outros). Este projeto é multidisciplinar e envolve pesquisadores em Sociologia, Educação e Ciência da Informação e Tecnologia. Como estudo de caso para este projeto, escolhemos o município de Alcântara no Maranhão (o local tem 21.000 habitantes e é extremamente importante para o Programa Espacial Brasileiro) para capacitar os professores dos níveis fundamental e médio sobre o uso de conteúdos relativos à área espacial em sala de aula. A importância de Alcântara se dá porque é considerado um dos melhores lugares do mundo para o lançamento de foguetes, tendo em vista sua proximidade com a linha do Equador. Entre as vantagens do local podemos citar: a economia de carburantes, a localização segura para o lançamento em todos os tipos de órbitas, a possibilidade de ter locais de lançamento para diferentes propósitos, condições climáticas favoráveis para o lançamento durante todo o ano. A nossa solução e-Learning é compatível com o programa brasileiro de inclusão digital intitulado “Um Computador por Aluno – PROUCA”, proporcionando total interatividade entre tutores e alunos com áudio, vídeo e texto em modos sincrônicos e assíncronos. Há papéis e responsabilidades particulares para diferentes usuários: gerenciador de calendário integrado para usuários (professores e alunos) e cursos (privados ou para grupos), gerenciador de perfis (incluindo curriculum vitae e mensagens pessoais de vídeo), avaliação dos professores e das ferramentas, nuvens de tags SENSÍVEIS DE CONHECIMENTO, pesquisa simples e avançada, podcasting e videocasting etc. A implementação deste projeto e-Learningtem como objetivo cooperar para a promoção das atividades espaciais no país.

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