Linhas de Pesquisa

O CPAI possui Grupo de Pesquisa registrado e certificado junto à CAPES. As seguintes linhas de pesquisa estão ativas no Centro:

Arquitetura da Informação

Arquitetura da Informação é uma metodologia de desenho que se aplica a qualquer ambiente informacional, sendo este compreendido como um espaço localizado em um contexto; constituído por conteúdos em fluxo; que serve a uma comunidade de usuários. A finalidade da Arquitetura da Informação é viabilizar o fluxo efetivo de informações por meio do desenho de “ambientes informacionais”. Arquitetura da Informação, como um conceito, designa tanto um processo quanto seu produto.

Ciência da Informação

Conduzir estudos e pesquisas em: Métodos de Arquitetura da Informação Aplicada; Teorias da Arquitetura da Informação; Modelos Organizacionais; Arquitetura da Garantia da Informação; Teorias e Métodos sobre Arquitetura de Sistemas de Informação.

Epistemologia da Informação

Conduzir estudos e pesquisas sobre: Natureza do Dado, Informação e Conhecimento; Estudos sobre a adoção da fenomenologia; Teoria do Conhecimento: fenomenologia.

Interface Homem-Máquina

A pesquisa de Interfaces Homem-Máquina (IHM) conduz estudos, mapeamento e testes com tecnologias inovadoras para fenômenos de interação usuário-sistema, tendo como objetivos gerais a usabilidade, ergonomia, eficácia e eficiência na relação entre humanos e máquinas, em todas as suas variações. A abordagem utilizada é a pesquisa de interface homem-máquina sob a perspectiva da Arquitetura da Informação.

Práxis da Informação

Conduzir projetos e pesquisas aplicadas em: Arquitetura da Informação Organizacional; Arquitetura da Garantia da Informação; Arquitetura da Informação Estratégica; Arquitetura de Cadeias de Suprimentos; Arquitetura da Informação para Escolhas Sociais; Arquitetura da Informação Quântica; Arquitetura da Informação para Geogestão; Arquitetura da Informação Governamental; Arquitetura da Informação das Organizações Financeiras; Arquitetura da Informação da Política de Resíduos Sólidos.

Tratamento Lógico da Informação

Elaborar e realizar projetos e pesquisas utilizando Lógicas Matemáticas na solução de problemas onde seja necessário o tratamento da informação. Busca também a identificação, a análise e a implementação de soluções com este enfoque que sirvam de base para o desenvolvimento de pesquisa em Arquitetura da Informação. As abordagens incluem Lógicas Clássica e Não-Clássicas; Programação em Lógica; Novos Modelos de Aplicação para Lógicas Modais.