abnTeX2 – ABsurd Norms for TeX: o retorno

abntex2

Objetivo

O objetivo deste produto é implementar em LaTeX os requisitos de formatação automatizada de trabalhos acadêmicos dentro dos padrões e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT ao utilizar o máximo possível de pacotes LaTeX. As melhorias, customizações e novas implementações serão sugestões aos projetos dos respectivos pacotes, de modo a simplificar a manutenção do abnTeX2.

Espera-se que o produto final seja um modelo de trabalho acadêmico, para tese e dissertação, que implemente todas as exigências das normas da ABNT sem a necessidade de nenhum pacote adicional além dos já disponíveis no LaTeX.

A iniciativa será uma evolução do atual projeto abnTeX e terá como diferencial a implementação dos modelos da ABNT baseado prioritariamente em pacotes já existentes nos repositórios oficiais de distribuições Latex. As customizações, principalmente aquelas referentes aos pacotes de citação, serão enviadas como contribuição aos projetos originais. Isso visa ampliar a visibilidade do projeto bem como simplificar a evolução, a compatibilidade e a utilização das customizações.

Histórico

2001 e 2002

Nascia o projeto abnTeX, cujo objetivo era o de prover um conjunto de macros para LaTeX para formação de trabalhos acadêmicos condizentes com as normas ABNT. A última versão estável publicada pelos integrantes originais é a versão 0.8.2 e data de 3.11.2004, hospedada em Código Livre.

2006

Uma versão não estável foi publicada para testes, mas nunca foi evoluída.

2009

Leandro Salvador fez uma chamada no fórum Tex-BR clamando por voluntários para a retomada do projeto. Atualmente o projeto está hospedado emSourceforge. Porém, nenhuma nova contribuição foi realizada desde 2006. No novo endereço há discussões recentes mais sobre o projeto com data de 2009. Há, inclusive, uma sugestão de Gerald Weber, um dos criadores originais:

“A sugestão que eu daria seria substituir a classe que o Miguel Frasson desenvolveu por pacotes padrão do LaTeX. Há pacotes que implementam praticamente tudo que a ABNT requer, basta mexer nas opções. Assim teria algo muito mais simples de manter e atualizar no longo prazo.”

2011 e 2012

A ideia de Gerald Weber é pertinente e, juntamente com a base já construída do abnTeX, serve de ponto de partida para a início de um novo projeto: o abnTeX2. O novo projeto deve utilizar prioritariamente classes nativas do LaTeX de modo a implementar as exigências das normas ABNT, que inclusive tiveram novas versões publicadas recentemente.

As normas (1) ABNT NBR 14724-2011: Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação e (2) ABNT NBR 6024-2012: Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação; foram atualizadas em 2011 e 2012, respectivamente, e trazem uma simplificação das exigências de formatação em trabalhos acadêmicos em relação às versões anteriores. As novas versões das normas, bem como as normas ativas relacionadas devem ser utilizadas nesta iniciativa.

Projeto de software livre

Como um projeto de software livre, espera-se que voluntários se associem e colaborem com o projeto.

Clique aqui para mais informações sobre esta iniciativa no repositório oficial.