Glossário – SwL

http://cpai.unb.br/software-livre/glossario-swl/&rft.language=English&rft.au=admin">

Esta seção contém definições para termos utilizados na linguagem cotidiana sobre Software Livre. Essas definições são baseadas nas publicações da Free Software Foundation (FSF), Open Source Initiative (OSI), DebianBerkeley Software Distribution (BSD) e no Relatório Técnico sobre Software Livre de Roberto A Hexsel.

TermoDescrição
autoro autor é a pessoa, ou grupo de pessoas, que produziu a versão original de um pacote.
código executávelo código executável, ou a versão em ‘binário', de um programa é aquela que resulta do processo de tradução automática do código fonte para uma versão que será executada diretamente pelo computador.
código fonteo código fonte de um programa é a versão daquele programa produzida diretamente pelo autor, e que descreve o comportamento, ou função, do programa. Código fonte é geralmente escrito em uma linguagem de alto nível como C, Java ou Perl.
copyleftA ideia do copyleft é permitir a todos a execução, cópia, modificação e redistribuição das versões derivadas do software impedindo que possam ser acrescentadas restrições a essas modificações.
distribuiçãouma distribuição geralmente consiste de um conjunto de pacotes, devidamente organizados e armazenados em um meio físico adequado para o manuseio e instalação em computador.
GNUGnu is Not Unix é um projeto com o objetivo de criar um sitema operacional totalmente livre, que qualquer pessoa teria direito de usar, estudar, modificar e redistribuir o programa e seu código fonte, desde que garantindo para todos os mesmos direitos.
pacoteum pacote consiste de um conjunto de arquivos distribuídos pelo autor do/s programa/s nele contido/s. Estes arquivos geralmente consistem do código fonte dos programas que compõem o pacote, sua documentação, e possivelmente versões executáveis do programa.
trabalho derivadoum trabalho derivado resulta de introdução de modificações na versão original de um programa, modificações que alteram a funcionalidade do programa, ao invés de apenas corrigir eventuais erros.
versão originala versão original de um programa é a versão originalmente distribuída pelo seu autor, sem nenhuma modifica ção introduzida por terceiros.